quinta-feira, 1 de março de 2007

Comunicação cultural com orçamentos reduzidos: o e-marketing






Acção de formação : Comunicação cultural com orçamentos reduzidos: o e-marketing ( 1ª edição )

Data : 4 de Abril de 2007
Local : Lisboa , Fundação Portuguesa das Comunicações
Formadora : Ana Fontoura Pires

Apoio: A.P.G.C. – Associação Portuguesa de Gestão Cultural
Uma iniciativa promovida pela : EvCom/CultDigest

Ausência de verba, equipa técnica ou material informático sofisticado não são hoje factores que impeçam uma institutição de implementar com sucesso uma estratégia de comunicação através da Internet com os seus públicos-alvo.

DESTINATÁRIOS

Todos aqueles que desenvolvam actividades em organizações relacionadas com a cultura, nomeadamente associações, cooperativas, empresas e fundações culturais; pelouros culturais autárquicos; centros culturais e de exposição de arte, cinematecas, companhias de dança e teatro, editoras e livrarias culturais, festivais culturais, galerias de arte, monumentos, museus, orquestras, parques e sítios arqueológicos, parques temáticos culturais e teatros; profissionais integrados em outras organizações, nomeadamente financiadoras, patrocinadoras ou mecenas da cultura; profissionais e ou jovens licenciados vocacionados para a criação de pequenas e médias organizações na área da cultura.

OBJECTIVOS

-Demonstrar que a ausência de verba, equipa técnica ou material informático sofisticado não são hoje factores que impeçam uma instituição de implementar, com sucesso, uma estratégia de comunicação através da Internet com os seus públicos-alvo.

-Apresentar um conjunto de ferramentas fáceis de usar - e sempre de utilização gratuita - exemplificando os usos comuns que lhes estão associados.

-Dotar os participantes com um conjunto sistematizado de conhecimentos que lhes permitam definir, implementar e avaliar estratégias de comunicação online com recurso às ferramentas apresentadas.

TÓPICOS A ABORDAR

1. Weblogs: o que são, para que servem, análises de caso, como implementar;
2. eNewsletters: o que são, para que servem, análises de caso, como implementar;
3. O que é a Web 2.0?:
- Ferramentas de arquivo e partilha de ficheiros de vídeo ( You Tube.. )
- Ferramentas de arquivo e partilha de ficheiros de imagem ( Flickr ...)
- Ferramentas de construção de comunidades ( my space ..)
- Ferramentas de social bookmarking ( del.icio.us..)
- Wikis ( wikipedia ...)
4. Podcasting
4. A importância da usabilidade e acessibilidade.

Alguma experiência de navegação na Internet e conhecimentos razoáveis de informática na óptica do utilizador, são requisitos necessários para a frequência desta acção.


MAIS INFORMAÇÕES

Helena Mesquita -telefone 222 085 228- fax 222 085 274 - e-mail hmesquita@cultdigest.online.pt